top of page
Foto do escritorRenata Popreaga

Por que eu resolvi estudar nutrição? E por que doenças crônicas?


Eu cresci com meus dois avôs diabéticos e ambos morreram em decorrência da doença. Um deles teve parte do pé amputado pouco antes de morrer e vivia sendo internado com complicações pelo diabetes descontrolado. O outro morreu por insuficiência renal, outra complicação comum da doença.

 

Já a minha avó paterna morreu com Alzheimer avançado, a ponto de ter desaprendido a falar no fim da vida. E essa doença também tem relação com o açúcar elevado no sangue.

 

Eu sempre comi muito doce, desde pequena, e minha mãe falava para eu me cuidar senão ficaria diabética como meus avôs.

 

Anos depois, numa conversa com uma prima paterna, ela me confidenciou que estava notando os primeiros sinais de demência em meu tio, exatamente como ela tinha vivenciado com a nossa avó.

 

Bom, eu morria de medo de ter Alzheimer e comecei a ler um pouco a respeito em livros e artigos. E não parei mais de estudar por conta própria, o que me levou a decidir que queria fazer faculdade de nutrição e me aprofundar.


 Na faculdade, entendi o quão prejudicial é o consumo alto e constante de açucares e alimentos industrializados, eque nos leva a doenças como o Alzheimer e Diabetes, entre outras.

 

No meio da faculdade recebi o diagnóstico de pré- diabetes. Eu já era corredora há mais de 10 anos e achava que comia da maneira certa. Ledo engano.

 

Isso me fez lembrar que minha mãe sempre me dizia para me cuidar ou ficaria diabética como meus avôs, afinal sempre comi muito doce. E, como havia decidido há muitos anos que , nesta vida, eu não seria diabética, então eu disse para a minha médica que não tomaria remédio e que reverteria o quadro aplicando tudo o que tinha aprendido até então na faculdade e com meus estudos anteriores.

 

Em 4 meses eu reverti o quadro. E, desde então, meus exames desde então são absolutamente normais, fora da curva de diabetes.

 

Após minha formatura, fiz pós-graduação em Doenças Crônicas não Transmissíveis, que engloba o diabetes.

E o que eu quero dizer com tudo isso?

 

Eu sei o que fazer para te ajudar a não ser diabético no futuro. E eu sei o que fazer para reverter o pré- diabetes. Tanto por experiência própria, quanto por tantos anos de estudo.

 

Caso você já seja diabético, eu posso te ajudar a evitar suas complicações futuras e, dependendo do estágio da doença, eu posso te ajudar a revertê-lo.


Vem comigo que no caminho eu te explico.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page