Eu selecionei dois estudos que explicam o porquê de comer a salada antes.
Mas a salada antes do que? Antes do carboidrato!
Então vamos la:
Neste primeiro estudo, com pacientes pré diabéticos não medicados, eles deram três dietas iguais com a ordem dos alimentos diferentes e depois avaliaram a glicemia e a insulina em jejum e 30, 60, 90, 120, 150 e 180 minutos após comer.
As dietas eram:
Primeiro o carboidrato
Primeiro proteína e vegetais
Primeiro os vegetais
Os resultados foram:
Observa-se que, tanto a insulina quanto a glicemia, se elevam quando os carboidratos são consumidos antes do restante, chegando até a mostrar sinais de hipoglicemia com 150 e 180 minutos.
Os números da insulina são ainda mais baixos quando consumidos os vegetais antes da proteína e do carboidrato. Para a glicose, houve pouca diferença, sendo notável apenas quando consumido o carboidrato antes do restante.
Esse segundo estudo foi feito com pacientes diabéticos medicados e os resultados apresentados são os seguintes:
O quadro mostra a mesma variação nos exames quando o carboidrato é consumido antes, tanto a glicemia e insulina em jejum, quanto nas glicadas.
Existem vários estudos que comprovam esse pico quando o carboidrato é consumido no início da refeição.
Entende-se que as fibras (dos legumes e verduras) e a gordura da salada (molho) são os responsáveis por manter a glicemia e a insulina mais baixas quando se começa a refeição por eles.
Esses estudos mostram que, a ideia incluir uma porção de legumes e vegetais no começo da refeição pode ser mais eficiente do que excluir ou reduzir os carboidratos da dieta, numa dieta Lowcarb, por exemplo.
Você começa pela salada, pelo carboidrato ou pela proteína?!
Comentarios